sexta-feira, 25 de abril de 2008

Bioquímica : aminoácidos

Aminoácidos

As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas; Tem diferentes papéis biológicos por serem instrumentos moleculares através dos quais se expressa a informação genética. Toda a informação é constituída com o mesmo número de 20 aminoácidos, que são unidos covalentemente em seqüências características.

Este grupo de 20 aminoácidos são as unidades fundamentais das proteínas, e podem ser considerados como o alfabeto da estrutura protéica; Devido às seqüências serem diferentes em cada proteína, estas possuem propriedade e atividade muito diferente entre si. Mas apesar de seqüências diferentes, todos os aminoácidos possuem em comum um grupo carboxila e um grupo amina que são ligados a um mesmo carbono alfa, que por sua vez é ligado e um radical, que é a parte que se diferencia em todos os aminoácidos. Esse radical determina a identidade do aminoácido, pois é específico.

Atenção à Para cada cadeia de 20 carbonos, há mais de 1 milhão de seqüências possíveis. Literalmente a seqüência é a mensagem. É ela que vai determinar exatamente como a proteína se dobrará em uma conformação tridimensional para desempenhar, cada qual, sua função bioquímica única.

Toda molécula que tiver um carbono central ligado a quatro grupos diferentes; esse carbono é chamado de quiral ou assimétrico. Tal carbono ocorre em todos os aminoácidos exceto na glicina. A glicina não é quiral pelo fato de o carbono alfa possuir somente três grupos diferentes, porque o hidrogênio de repete.

Quando o carbono está ligado a quatro grupo diferentes, os quatro grupos podem dispor-se em dois diferentes arranjos; Duas imagens como as nossas mãos. Tal acontecimento é chamado de Estereoisômeros; As duas imagens são chamadas de levorrotatório e dextrorrotatório.

Atenção à Sinteticamente o homem não produz aminoácidos levorrotatório puro; Para que isto fosse possível, foi necessário que se tirassem enzimas das células para que tais enzimas produzam.

As proteínas do nosso corpo são cordões, mas somos tridimensionais, porque o cordão se enrola em uma forma tridimensional (proteínas do tipo L) pra gerar moléculas específicas, cada uma sempre com a mesma forma.

No nosso corpo: Muitas proteínas, cada uma com sua função específica e forma tridimensional.

Grupos de Aminoácidos: 4

Apolares ou Hidrofóbicos

Polares

Ácidos ou Carregados negativamente

Básicos ou Carregados positivamente

Diferença entre aminoácidos: Entre os grupos R

Tamanho

Estrutura

Solubilidade em água

Carga elétrica

Classificação dos grupos R:

Alifáticos; Não polares: Glicina, Alanina, Valina, Leucina, Isoleucina, Prolina

Aromático: Fenilalanina, Tirosina, Triptofano

Carregados Positivamente: Lisina. Arginina, Histidina

Carregados Negativamente: Aspartato, Glutamato

Não Carregados: Serina, Treonina, Cisteína, Metionina, Asparagina, Glutamina

Aminoácidos especiais: São derivados de modificações de algum dos 20 aminoácidos, para melhor desempenho de uma função, são chamados de especiais porque são encontrados em locais específicos. Não sabe-se ao certo quantos existem, mas os mais conhecido são:

4 – Hidroxiprolina derivado da Prolina e Encontrado no Colágeno (tecido conjuntivo)

5 – Hidroxilisina derivado da Lisina e Encontrado no Colágeno (tecido conjuntivo)

N – Metil – Lisina derivado da Lisina e Encontrado na Miosina (proteína contrátil músc)

Y – Carboxiglutamato derivado do Ácido Glutâmico e Encontrado na Protombina

Desmosina derivado da Lisina e Encontrado na Elastina (tecido conjuntivo)

Selenocisteína derivado da Serina e Encontrado na Glutamina Peroxidades

2 comentários:

Anônimo disse...

tá legal mais bem que vc poderia botar umas formulas estruturais de compostos com ligacões peptidicas né seria muito legal!!!!!

Diogo disse...

Valeu mesmo, parece que os aminoácidos positivos, negativos e especiais só tem no seu blog.
Valeu mesmo!